Em meio a lista de artigos, parágrafos e incisos, há algumas novidades do que havia sido anunciado na última sexta-feira pelo Conselho Mundial.
Uma delas é que as equipes poderão trocar a caixa de câmbio sem receber punição antes mesmo de completar as cinco corridas exigidas pelo novo regulamento.
Porém, isso poderá acontecer apenas uma vez na temporada e não poderá ser no último Grande Prêmio do ano.
Outra novidade é o estabelecimento de uma espécie de “toque de recolher” para os mecânicos. A partir de agora, nada de trabalho nas madrugadas antes da classificação. Da meia-noite até às seis da manhã (ou da 1h às 7h quando a sessão é às 11h) pelo horário local, a equipe deverá dispensar os funcionários de suas funções. Haverá uma exceção apenas para quatro pessoas por equipe.
Essa mudança vai influenciar bastante no desenvolvimento dos carros pós-treinos livres, já que não era novidade o “madrugadão” dos mecânicos e engenheiros para encontrar décimos de segundo entre a sexta-feira e o sábado.
Outro aspecto batido pelo novo regulamento foram as manobras arriscadas, como aquela entre Michael Schumacher e Rubens Barrichello na Hungria e também o duelo entre Vitaly Petrov e Lewis Hamilton. Segundo a FIA, casos assim serão tratados com mais severidade.
Além disso, houve a confirmação da asa traseira móvel, do retorno da regra dos 107% para quem for lento no Q1 e o banimento do duto de ar e o do difusor duplo, as duas principais inovações dos últimos anos – e que, igualmente, foram alvo de polêmicas.
Mas a FIA também esclareceu outro ponto do regulamento pouco claro em 2010: as punições para quem não trocasse de pneus com pista seca.
Fica definido que o piloto terá 30 segundos adicionado ao seu tempo caso não faça a parada obrigatória para troca de composto quando a corrida encerrar antes do previsto. Ou então a exclusão da prova quando não acontecer a troca e o piloto completar a corrida.
Por incrível que pareça, no regulamento de 2010 não havia punições explícitas caso um piloto deixasse de efetuar a troca de pneus.
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