O anúncio de Vitaly Petrov por mais uma temporada na Renault já era esperado, mas a equipe surpreendeu e deu ao piloto um contrato por mais duas temporadas.
Mais do que diminuir a pressão do piloto russo, o acordo parece ser uma mensagem clara aos investidores locais: coloquem seu dinheiro aqui, porque a Fórmula 1 está de portas abertas para a Rússia, como o próprio compatriota Gerard Lopez deu a entender em seu comunicado:
"Obrigado ao Petrov e à equipe, a Rússia está se abrindo para a Fórmula 1. Nos últimos meses, nós estabelecemos ligações com esse país e com algumas de suas mais fortes empresas."
Para o desenvolvimento de Petrov será muito bom ter a tranquilidade de um contrato assinado – ainda que isso nem sempre tenha valor, certo Kimi Räikkönen?
Mesmo assim, são os poucos os novatos que podem dispor de um início de carreira tão bom quanto o que ele está tendo – mais pela nacionalidade do que pelo talento, mas isso é Fórmula 1.
Do ponto de vista competitivo, é de se esperar um ano melhor de Petrov. Ele demonstrou ser veloz e agressivo, mas ainda é imaturo e comete acidentes desnecessários. Essa temporada será essencial para mostrar onde ele pode chegar na categoria. Então, que tenha boa sorte!